sexta-feira, maio 14, 2010

Bons Relacionamentos

“O homem honesto é cauteloso em suas amizades, mas o caminho dos ímpios os leva a perder-se” Provérbios 12:26

Nós se tornamos iguais aos nossos amigos com quem passamos tempo. Precisamos ter cuidado em escolher nossos relacionamentos. Devemos nos perguntar: “É com esse tipo de pessoa que quero me parecer?”. Se não for, devemos pedir pra Deus para nos ajudar a ficar livres desse relacionamento e trazer alguém melhor para a nossa vida.

A principal qualidade que devemos buscar em um amigo não é o quanto ele é atraente, rico, esperto, talentoso, inteligente ou popular. Mas tem que ver o quanto ele ama e teme a Deus.

Deus não quer que entremos em “jugo desigual” com os descrentes (2Cor 6.14). Não significa que não devemos ter nada a ver com as pessoas que não o conhecem, precisamos estar no meio para trazê-los para Cristo. Mas significa que os relacionamentos que mais nos influenciam precisam ser pessoas que amam e temem a Deus.

Para saber reconhecer um amigo precioso, siga os sete sinais:

1. Um amigo precioso lhe fala a verdade com amor. Provérbios 27.6 Quem fere por amor mostra lealdade, mas o inimigo multiplica beijos
2. Um amigo precioso lhe dá um bom conselho. Provérbios 27.9 Como o óleo e o perfume alegram o coração, assim, o amigo encontra doçura no conselho cordial.
3. Um amigo precioso ajuda você se tornar uma pessoa melhor. Provérbios 27.17 Como o ferro com o ferro se afia, assim, o homem, ao seu amigo.
4. Um amigo precioso ajuda você se tornar uma pessoa mais sábia. Provérbios 13.20 Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau.
5. Um amigo precioso fica perto de você, mesmo nos momentos difíceis. Provérbios 18.24 O homem que tem muitos amigos sai perdendo; mas há amigo mais chegado do que um irmão.
6. Um amigo preciso ama você mesmo quando você comete erros. Provérbios 17.17 O amigo ama sempre e na desgraça ele se torna um irmão.
7. Um amigo preciso ajuda quando você está tendo problemas na vida, para que você não tenha que passar por isso sozinho. Eclesiastes 4.9-10 É melhor haver dois do que um, porque duas pessoas trabalhando juntas podem ganhar muito mais. 10 Se uma delas cai, a outra a ajuda a se levantar. Mas, se alguém está sozinho e cai, fica em má situação porque não tem ninguém que o ajude a se levantar.

Se você tem amigos com as qualidades mencionadas, preserve-as com a oração. Mas se você tem amigos que não entram na lista, pergunte pra Deus se Ele quer que você passe o tempo com essas pessoas ou não. Se não for da vontade dEle, peça-o que tire essas amizades de sua vida e que Ele traga amizades que sejam melhores.

Agora que vimos os sete sinais do amigo desejável, vemos os sete sinais de um amigo indesejável:

1. Um amigo indesejável não teme a Deus e não se importa se machuca os outros. 1 Coríntios 5.11 O que eu digo é que vocês não devem ter nada a ver com ninguém que se diz irmão na fé, mas é imoral, ou avarento, ou adora ídolos, ou é bêbado, ou difamador, ou ladrão. Com gente assim vocês não devem nem comer uma refeição.
2. Um amigo indesejável nunca muda e é instável, e você nunca sabe como ele agirá de um dia para outro. Provérbios 24.21-22 Teme ao Senhor, filho meu, e ao rei e não te associes com os revoltosos. 22 Porque de repente levantará a sua perdição, e a ruína que virá daqueles dois, quem a conhecerá?
3. Um amigo indesejável frequentemente se irrita com alguma coisa. Provérbios 22.24-25 Não te associes com o iracundo, nem andes com o homem colérico, 25 para que não aprendas as suas veredas e, assim, enlaces a tua alma.
4. Um amigo indesejável é aquele que lhe dá um conselho mal que não agrada a Deus. Salmos 1.1 Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
5. Um amigo indesejável é um incrédulo que não obedece à lei. 2 Cor 6.14-1514 Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas? 15 Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo?
6. Um amigo indesejável faz besteiras; um tolo faz coisas sem pensar em quais serão as conseqüências. Provérbios 13.20 Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau.
7. Um amigo indesejável não tem reverência a Deus e as suas leis. Salmos 119.63 Eu sou amigo de todos os que te temem, de todos os que obedecem às tuas leis.

Precisamos de amigos e pessoas que nos digam quando estamos saindo da linha. Somos o corpo de Cristo cada um deve ajudar os outros.

O seu inimigo não quer que você faça parte de uma família espiritual nem tenha relacionamentos tementes a Deus. Ele sabe o quanto isso podes ser benéfico para você. Ele sabe que sem uma família espiritual, você não crescerá de maneira adequada.

Não faça com que os seus relacionamentos apareçam a força, ore pra que eles aconteçam. Pessoas tementes a Deus irão ajudá-lo a seguir na direção certa. A qualidade de seus relacionamentos determinará a qualidade de sua vida.



*Adaptado por Ariel S. Wittmann do livro “O poder do Adolescente que Ora – Stormie Omartian”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita deixe seu comentario