quarta-feira, dezembro 22, 2010

Exaltados Pelo Senhor

O apóstolo Tiago, repreende seus irmãos, por causa do comportamento não cristão que ostentavam. Uma das atitudes reprovadas foi a auto-exaltação: “Humilhai-vos perante o Senhor e Ele vos exaltará” (Tiago 4:10).

A auto-glorificação é um indício de que a pessoa não está bem emocionalmente. Auto elogio significa, no mínimo, que a pessoa sofre de auto-rejeição. Quem não gosta de si mesmo precisa, sempre, de fazer auto-propaganda. E, quando os outros não ficam batendo palmas para ele, passa a ter depressão e irritação.

Nestes casos, o conselho de Tiago parece meio esquisito. Ele sugere, primeiro, que a pessoa reconheça a superioridade do Senhor – o que não deveria ser muito difícil porque, afinal de contas, o Senhor é Deus e superior à toda a criação. Depois, Tiago sugere que a pessoa procure depender da superioridade do Senhor – só que o verbo usado por ele é um misto de promessa bíblica e de fé: “Ele vos exaltará”. Em outras palavras: quando temos o bom senso de aceitar a superioridade do Senhor, Ele nos abençoa com o fortalecimento de nossa personalidade. Exaltação que produz saúde espiritual é a que vem do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita deixe seu comentario