quarta-feira, março 30, 2011

Os nomes de Deus

Senhor

Estas são as origens dos céus e da terra, quando foram criados;
no dia em que o SENHOR Deus fez a terra e os céus, Gênesis 2:4

A Bíblia Sagrada é o livro de Deus. Qualquer menção que possa ser feita do Deus cristão tem origem neste livro, e tudo o que podemos conhecer dele foi revelado nestas páginas sagradas. Nesta revelação escrita, Deus atribuiu a si diversos nomes para que, por eles, pudéssemos conhecer seu caráter e seus atributos.

É admirável que o primeiro nome que Deus deu a si próprio tenha sido "Senhor Deus". É um nome de relacionamento, pelo qual entendemos que, sendo Ele Criador de todas as coisas, é dono e Senhor de tudo. O ser humano faz bem em admitir que ele É Senhor (Jo 13.13)!

Você tem aceitado o senhorio de Deus? Tem colocado diante dEle sua vida, seus sonhos e suas decisões? Não viva apenas por aquilo que os olhos podem ver! Aceite o senhorio divino, e você caminhará bem por toda a sua vida!



Todo Poderoso 

 Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o SENHOR a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito. Gênesis 17:1
Como disse anteriormente, Deus atribuiu a si diversos nomes na Bíblia Sagrada. Esta foi a maneira pela qual Ele revelou à humanidade seu caráter e seus atributos! O segundo nome que Ele revelou nas páginas sagradas foi "Deus Todo Poderoso".

Deus tem todo poder! Não lhe falta força para executar seus propósitos, muito menos recursos para por em ação os seus santos intentos. Quando decide salvar, não há impedimentos! Quando decide agir, não há barreiras que o impeçam.

Dobre seus joelhos em oração com essa certeza viva no coração: "Meu Deus pode tudo". Mesmo aquilo que é impossível para você, não será para Ele (Zc 8.6). Confie no Todo-Poderoso! Ele não irá lhe desapontar!


Deus de Betel
    Eu sou o Deus de Betel, onde tens ungido uma coluna, onde me fizeste um voto; levanta-te agora, sai-te desta terra e torna-te à terra da tua parentela.
Gênesis 31:13

O Senhor se lembra de cada voto que fizemos a Ele! Diferente de nós, que somos esquecidos, o Deus de Betel jamais se esquece de nós! Neste versículo bíblico, o Nosso Pai se revela a Jacó como o "El-Berit", isto é, o Deus de Pacto, aquEle que faz aliança com os homens.

A Bíblia fala de diversas alianças que o Senhor firmou com a humanidade. Ele fez aliança com Adão, com Noé, com Abraão, e muitas outras. E neste tempo, firmou aliança com a humanidade através do sangue de Cristo derramado na cruz.

O El-Berit tem compromisso com aqueles que firmaram pacto com Ele! Esta aliança está disponível a todo aquele que aceitar a Jesus como Senhor e Salvador! Ele não te deixará e não te abandonará (Hb 13.5)!


  Deus Altíssimo 

 E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo.
Gênesis 14:18
Você já teve a oportunidade de observar o céu estrelado de uma cidade interiorana? Diferente da visão que temos nas grandes cidades, onde as estrelas nem parecem brilhar, longe dos grandes centros o céu é belo, negro e repleto das mais radiantes estrelas.

Esta excitação que a visão do céu nos provoca vem do fato que, de alguma maneira, fomos “programados” para buscar ajuda do alto. Não é sem motivo que o Criador se revelou nas páginas sagradas como o “Deus Altíssimo”. O verdadeiro socorro celestial que precisamos vem dEle, somente dEle!

E rendemos graças ao Senhor, pois o Deus Altíssimo um dia desceu a nós, e aceitou derramar seu sangue na cruz para nos salvar de toda condenação (Cl 1.20). 


Os nomes de Deus - Deus Proverá 

 E chamou Abraão o nome daquele lugar: O SENHOR PROVERA; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do SENHOR se proverá. Gênesis 22:14

O Senhor que te sara


 E disse: Se ouvires atento a voz do SENHOR teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque eu sou o SENHOR que te sara. Êxodo 15:26


Ao longo de toda a Bíblia Sagrada, o Senhor fez da cura divina uma das maneiras de revelar Seu poder à humanidade. Isso ocorreu tanto no Antigo quanto no Novo Testamento. Isso é comprovado também por um dos nomes pelo qual Ele se revelou na Palavra, que é Jeová-Rafá, "o Senhor que te sara".

A Igreja pode pregar e proclamar a cura divina, pois Cristo levou sobre si nossas dores e enfermidades (Is 53.4). Esta graça será dada segundo a soberania de Deus, que pode curar um enfermo ou não, de acordo com seus eternos propósitos com cada ser humano!


Busque a face do Senhor que nos sara! Ele pode curar você!



Num dos momentos mais tensos da Bíblia Sagrada, Deus prova Abraão pedindo-lhe que entregasse a Ele o seu único filho. Obediente, o pai da fé leva Isaque ao monte Moriá e ali, instantes antes de degolar o rapaz, é aprovado pelo Senhor, recebendo um animal para poder oferecer em sacrifício, poupando dessa forma a vida do seu filho.

Abraão pôs o nome daquele lugar de "O Senhor Proverá". Esse título indica que Deus é Provedor de todas as necessidades humanas, sendo o único que pode nos satisfazer por completo.

Seja agradecido a Deus pela provisão! Deus deu Seu Filho para nos salvar do pecado! Ele nos dará o que necessitarmos para cumprirmos a carreira que nos está proposta!
 

O Senhor que nos santifica 

 E guardai os meus estatutos, e cumpri-os. Eu sou o SENHOR que vos santifica. Levítico 20:8
Deus deseja santificar o ser humano (1 Ts 4.3). Você não foi feito para viver no pecado! Deus lhe criou para Sua glória (Rm 3.23). Por isso, não me admiro ao encontrar na Bíblia Deus se revelando como aquele que nos santifica!

Santificação é obra de Deus! É o Senhor quem santifica o homem; devemos apenas aceitar que Ele nos santifique em tudo (1 Ts 5.23). Ao abrirmos nosso coração para este obra gloriosa, o Espírito Santo opera em nós o crescimento espiritual, nos tornando cada dia mais parecidos com Jesus!

Não aceite viver distante da glória de Deus! Converta-se a Cristo e deixe o Espírito Santo santificar você!


O Senhor É Paz  

 Então Gideão edificou ali um altar ao SENHOR, e chamou-lhe: O SENHOR É PAZ; e ainda até o dia de hoje está em Ofra dos abiezritas.  Juízes 6:24

Deus planejou desde a criação ter um relacionamento pacífico com o ser humano. Para entender exatamente o que foi planejado para nós, observe a vida no Jardim do Éden antes do pecado corromper a humanidade. Aquela paz gloriosa que Adão desfrutou me faz entender o motivo de um dos nomes de Deus ser Jeová-Shalom, “O Senhor É Paz”.

Você pode ter um relacionamento saudável com Deus hoje, e desfrutar aquela mesma paz que havia no Jardim! Isso se tornou possível porque o sangue de Cristo derramado na cruz “fez a paz” (Cl 1.20), possibilitando a justificação (Rm 5.1) e um novo relacionamento com o Deus de Paz (Rm 15.33).

O Jeová-Shalom quer inundar sua vida com paz!

 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita deixe seu comentario