quarta-feira, março 23, 2011

Sozinho, em Jaboque

Jacó, porém, ficou só; e lutou com ele um homem, até que a alva subiu. Gênesis 32:24


Jacó temia que seu irmão Esaú, finalmente, o matasse. Seria a vingança justa, por tudo de ruim que Jacó tramou contra o próprio irmão. Agora, por orientação divina, o Patriarca decide que tinha que voltar e conseguir o perdão de Esaú. Na madrugada anterior ao reencontro, Jacó fica sozinho no ribeiro chamado Jaboque, em luta com um enviado do Senhor: “Jacó, porém, ficou só. E o homem lutou com ele, até o amanhecer” (Gênesis 32:24).

Nessas lutas pessoais com Deus são intransferíveis: ninguém pode brigar em nosso lugar. Quer queiramos, quer não, nossa vontade não coincide com a vontade divina. Daí os embates, os enfrentamentos. Que, às vezes, deixa em nós, além de marcas espirituais, também marcas físicas.

Ou por medo, ou por desconhecimento dos ensinos bíblicos, temos a tendência de evitar batalhas com o Senhor. Para alguns, enfrentar seria até igual a pecar. O Senhor, entretanto, quer conosco diálogos autênticos, profundos. E, acima de tudo, muito pessoais. Ninguém pode lutar por nós. A tarefa é nossa. Temo que cumpri-la sozinhos. Cada um, no seu vale de Jaboque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita deixe seu comentario