quinta-feira, novembro 01, 2012

Um olho limpo percebe imediatamente o bem

A lâmpada do corpo é o olho. Portanto, se teu olho estiver são, todo teu corpo ficará iluminado; mas se teu olho estiver doente, todo teu corpo ficará escuro. Pois se a luz que há em ti são trevas, quão grandes serão as trevas! (Mateus 6,22-23).
 
 
Essa passagem faz uma comparação entre a vida do corpo e a vida da alma. O corpo, falando fisicamente, se tem um bom olho, terá uma boa luz material, uma boa visão. Há, por outro lado, uma luz espiritual, que se irradia da alma. Se o nosso espírito está nas trevas, emana somente escuridão e estaremos, espiritualmente falando, numa cegueira todal.
 
Na nossa vida não existe uma dicotomia entre mundo espiritual e material, entre corpo e alma. Somos formados por todos esses elementos contemporaneamente. Vivemos um conflito constante e um juízo se realiza a cada momente nos nossos corações onde se vê uma luta entre luz e tenebras, bem e mal. Onde está o nosso coração?
 
 Intimamente ligado com Deus ou numa busca egoísta. O que predomina em nós: luz ou tenebras. Os nossos olhos são um sinal inconfundível; nele se reflete a luz de Deus ou a negação dela. Um olho limpo percebe imediatamente o bem, consegue ver até mesmo pequenas suas nuances e colocá-las em evidência. Em contraposição, um olho sujo vê somente o mal e difunde as suas características.
 
Não é somente uma questão de otimismo ou pessimismo. Trata-se de abrir espaço, em nossas vidas, à luminosidade divina, assumindo uma consequente característica de viver a realidade e julgá-la. O olhar de Deus, mesmo conhecendo o mal, busca sempre a semente do bem escondida até mesmo nos corações mais malvados, procurando fazê-la germinar. Se paramos e olhamos somente o negativo, estamos muito longe de Deus, no meio das trevas.
 
Um bom cristão procura rever as suas posições e colabora com a graça para que a luz triunfe em nós e, a partir de nós, se difunda no ambiente onde vivemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita deixe seu comentario